Após “app espião”, Apple bloqueia aplicativos do Google e Facebook

Após “app espião”, Apple bloqueia aplicativos do Google e Facebook

fevereiro 5, 2019 0 Por Gabriel

A Apple impediu que o Facebook e o Google executassem seus aplicativos internos para iOS depois que os dois gigantes da tecnologia descobriram que estavam desrespeitando as normas de privacidade. O Facebook teria rastreado os dados de uso do iPhone de adolescentes por meio de seu aplicativo Facebook Research, enquanto o Google fazia uso indevido de certificados do iOS e convidava seus usuários a baixar um aplicativo chamado Screenwise Meter, que não está na loja da Apple.

Quando foi contatado sobre o problema, o Google tentou considerá-lo um erro, alegando:

O aplicativo do Screenwise Meter para iOS não deveria ter operado sob o programa corporativo da Apple – isso foi um erro, e pedimos desculpas. 
Desativamos este aplicativo em dispositivos iOS. 
Este aplicativo é totalmente voluntário e sempre foi. 
Fomos sinceros com os usuários sobre como usamos seus dados neste aplicativo, não temos acesso a dados criptografados em aplicativos e dispositivos, e os usuários podem sair do programa a qualquer momento.

Quando perguntado sobre seus problemas com a Apple, o Google disse que desativou o aplicativo em dispositivos da Apple e se desculpou por seu “erro”.

A Apple merece crédito ?

Se a Apple quisesse levar a sério a punição do Facebook ou do Google, poderia parar de se associar ao Google na pesquisa. Poderia colocar limites mais fortes nos tipos de dados que os sites de mídia social e os mecanismos de pesquisa podem coletar nos dispositivos iOS e, em seguida, impor esses limites quando as empresas ultrapassassem a linha.

Tomar tais medidas irritaria, sem dúvida, os usuários de iOS que dependem do Google Maps, do G Suite, do Gmail e do Facebook, mas também representaria uma posição genuinamente corajosa.

Se curtiu o conteúdo, não esqueça de compartilha-lo. E por fim, não deixe de nos acompanhar nas redes sociais

Instagram: @DevLemos

Grupo no Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/KpgX68HShoc9PSuB2OyY0u

Abraços!