Introdução ao Kali linux e suas ferramentas

Introdução ao Kali linux e suas ferramentas

julho 29, 2019 0 Por Gabriel

Kali Linux é uma distribuição GNU/Linux baseada no Debian desenvolvido para fins específicos, considerado o sucessor do Back Track sendo hoje um dos principais sistemas utilizados por pentesters, hackers e profissionais de segurança da informação. Sua crescente popularização se da ao fato de ser uma distribuição que já conta com as principais ferramentas utilizadas pelos profissionais da área. São mais de 300 ferramentas nativas para executar testes diversos, sendo assim, com ele instalado é possível aperfeiçoar os mecanismos de segurança de TI e testes de invasão.

Ferramentas presentes no Kali Linux

Um grande diferencial do Kali é o seu repertório de ferramentas nativas para executar testes diversos. Não pretendo me aprofundar em todas ferramentas disponíveis, todavia darei apenas uma introdução sobre algumas delas e as mais utilizadas.

Nmap

O Nmap é uma ferramenta free open source para detecção de redes, análises e auditorias de segurança.

Social Engineering Toolkit

Geralmente utilizado para ataques de engenharia social.

DNSenum

ferramenta para levantamento de informações de servidores 

Instalação

Sua instalação é simples! por se tratar de uma distribuição Linux o sistema é gratuito, podendo ser baixado pelo site: clique aqui e o mesmo possibilita várias formas de instalação dependendo da sua necessidade de uso. A seguir vamos abordar as formas de instalação que você pode escolher, adequando a sua necessidade de uso.

Live USB com kali linux

O método de instalação live USB é o método que consiste no uso rápido do sistema, contudo não é possível acessar as alterações após desligar o sistema, ou seja o mesmo após desligado é inicializado como formatado de fábrica. ideal para quem quer apenas utilizar uma ferramenta especifica e não precisa guardar nenhum arquivo ou salvar alteração. Para instalar pode ser utilizando uma Pen drive, HD Externo ou maquina virtual se preferir. Caso você queira ter acesso a arquivos e alterações após desligar o aparelho é recomendável que utilize outros métodos de uso, como o live persistence USB, instalação convencional como sistema principal, Dual Boot, ou maquina virtual.

Live Persistence USB com kali linux

Persistence USB é recomendável para quem quer ter acesso ao sistema e as alterações e arquivos após desligar a máquina sem ter que instalar o Kali como sistema principal de seu aparelho, sendo necessário apenas colocar o boot de seu aparelho no pen drive quando quiser utilizar o kali e quando não quiser deixar o boot de seu computador para o HD principal para inicializar em seu sistema operacional principal. A instalação pode ser feita em um Pen drive ou HD Externo. Deste modo, todas alterações serão salvas em sua unidade de armazenamento externa.

Instalação convencional com kali linux

A instalação convencional é simples! basta tornar seu pendrive bootavel e prosseguir passo a passo conforme sua necessidade.

Caso você não tenha conhecimento técnico para realizar esse procedimento, você encontrará facilmente toda ajuda que precisa em diversos vídeos do youtube, ou basta ‘dar um google’ 😉

Lembrando que a instalação convencional te possibilita ter apenas um sistema na maquina.

Mas para os amantes do Ruindows, ops.. Windows que querem ter o kali porém ao mesmo tem o windows em sua máquina, a solução seria um dual boot que nos aprofundaremos a seguir.

Dual Boot com kali linux

Dual boot é indicado para quem quer ter dois sistema operacionais no mesmo computador, seja duas distribuições linux ou windows é linux. Para o passo a passo de como fazer esse procedimento você encontrará facilmente toda ajuda que precisa em diversos vídeos do youtube, ou basta ‘dar um google’ 😉

Finalizando

É claro que a utilização de ferramentas do kali linux nos possibilita várias possibilidades de ataques e aos nos aprofundarmos no estudo de segurança da informação vemos que há diversas vulnerabilidades presentes que podemos explorá-las. Porém vale lembrar que não podemos fugir do aspecto da legalidade, assunto esse que irei abordar com melhor aprofundamento em um futuro artigo. Quando se trata em ataques a terceiros, o mesmo pode lhe causar sérios problemas com a justiça

Então fica a dica e cuidado! Você não é o MR. ROBOT e a vida não é uma série de TV.

Se curtiu o conteúdo, não esqueça de compartilha-lo. E por fim, não deixe de nos acompanhar nas redes sociais

Instagram: @DevLemos

Grupo no Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/KpgX68HShoc9PSuB2OyY0u

Grupo no Telegram:  
https://t.me/joinchat/NRCHWxRuuV03m68qBhvTeA

Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Kali_Linux

https://www.ethicalhacker.com.br/site/2014/01/instalacao-do-kali-linux-atraves-de-live-usb/

https://www.escolalinux.com.br/blog/voce-sabe-o-que-e-o-kali-linux

https://www.kali.org/