Introdução ao Material Design

Introdução ao Material Design

novembro 12, 2018 2 Por Gabriel

O material design foi incorporado ao Android no ano de 2014 durante o Google IO (evento onde são anunciados diversos lançamentos dos produtos Google). Anteriormente ao material design não existia um padrão de design para as aplicações Android, então basicamente cada aplicativo era de um jeito, o material design foi uma forma de padronizar as aplicações, pois ele não contém só conceitos de design como também conceitos de usabilidade e melhorias na experiência de usuário.

Google Material Design

Ao começar a pensar em uma aplicação e seus componentes é interessante ver como deve se comportar cada componente, e como utilizá-lo da forma mais correta possível.

O site https://www.google.com/design/spec/material-design/introduction.html contém toda documentação de material design que é recomendada a ser utilizada nas aplicações, tanto em smartphones quanto smartwatches e aplicações desktop. O material é de fácil entendimento.

Este site está super bem estruturado para fornecer toda informação necessária na hora de projetar os componentes, lidar com ações e interações com o usuário.

O menu esquerdo contém os itens que estão descritos na documentação de material design. Além de mostrar conceitos de material design é mostrado também detalhes relacionados a dimensões e espaçamentos, como mostra a figura abaixo.

Outro ponto relevante desta documentação é que é mostrado maneiras corretas e erradas de implementar, assim é possível saber se você está pensando da maneira correta.