Introdução ao Python

Introdução ao Python

abril 22, 2019 0 Por Gabriel

Python é uma linguagem de programação de fácil aprendizado e muito recomendada para quem está iniciando em desenvolvimento de software.

Por que escolher o Python ?

Python é popular! A Pesquisa de 2018  Stack Overflow Developer Survey classificou o Python como a 7ª mais popular e procurada do ano. Os principais países de desenvolvimento de software usam o Python todos os dias. Além da popularidade e uso generalizado do Python como linguagem de programação, os desenvolvedores de Python são altamente procurados e bem remunerados.

Python é grátis!

O interpretador Python é desenvolvido sob uma licença de código aberto aprovada pela OSI, tornando-o gratuito para instalar, usar e distribuir, mesmo para fins comerciais.

Mão na massa

O Python é uma linguagem que se destacou devido sua sintaxe simples, como a função print. No seu editor de preferência, crie um programa chamado “hello_world.py”

print(“Hello World”)

A mensagem contida em (” “) pode ser alterada para qualquer mensagem de sua escolha. O comando print é responsável por exibir a mensagem entre aspas ao ser executado.

Váriaveis

Se você já tem um experiência prévia em outras linguagens como Java deve saber que a definição de uma variável é atribuída da seguinte forma, o tipo da variável e em seguida o nome da variável, o python dispensa isso, ou seja a necessidade de atribuir o tipo da variável se é um valor inteiro, Real, caracter… Tornando mais simples a forma de definir variáveis e atribuir valores a ela evitando possíveis conflitos de tipos incompatíveis.

Para definirmos uma variável em python devemos apenas nomear nossa variável e atribuir o valor a ela como o exemplo abaixo:

mensagem = 'Exemplo de mensagem!'
idade = '20'
pi = 3.141592653589931

Para exibir o conteúdo dessas variáveis utilizamos o comando de impressão print, da seguinte forma:

print(mensagem)
print(idade)
print(pi)

Nomeando váriaveis

As variáveis podem ser nomeadas conforme a vontade do programador, com nomes longos, contendo letras e números. No entanto, elas devem necessariamente começar com letras minúsculas. Além dessa regra é importante também estar atento às palavras reservadas da linguagem que não podem ser utilizadas para nomear variáveis.

Entrada e saída

Agora você já sabe como atribuir dados do usuário, porém você deve estar se perguntando como fazer para o usuário interagir com o programa ?

Neste nosso exemplo, vamos criar uma aplicação que lê dois valores que o usuário digitará e no final, vamos exibir a soma dos dois. Escreva o seguinte código na aplicação.

num1 = int(input('Digite o 1º valor'))
num2 = int(input('Digite o 2º valor'))
soma = num1 + num2

print('A soma entre {} e {} é de: {}!'.format(num1, num2, soma))

Utilizamos o comando input para o usuário inserir um valor e atribuir a variável num1 e num2. O comando input é acompanhado do comando int( ) pois o input por padrão recebe o valor digitado como texto e o comando int( ) converte do tipo texto para inteiro, para que possamos realizar a soma na linha abaixo e não a concatenação dos textos, caso não colocássemos o int( ) ele iria formar a junção do num1 digitado com o num2 digitado e atribuir a soma. Na ultima linha a função print exibe uma mensagem de resposta porém com alguns caracteres que não tínhamos tratado antes, que são as chaves { } esse carácter é colocado no campo que você deseja que seja substituído por uma variável. Para definir qual variável será adicionada as chaves { } usamos o comando .format após o fechamento das aspas simples e atribuirmos as variáveis na ordem em que você deseja que sejam inseridas no texto definido.

Certo, feito isso basta executar!

Se curtiu o conteúdo, não esqueça de compartilha-lo. E por fim, não deixe de nos acompanhar nas redes sociais

Instagram: @DevLemos

Grupo no Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/KpgX68HShoc9PSuB2OyY0u

Grupo no Telegram: 
https://t.me/joinchat/NRCHWxRuuV03m68qBhvTeA

Abraços!