Manipulando imagens no Android com o Picasso

Manipulando imagens no Android com o Picasso

março 27, 2019 0 Por Gabriel

Uma forma eficiente e prática para carregamento de imagens no Android Studio é através da “library” Picasso fornecida pela Square. Eficiente pois poupa código e consequentemente o nosso tempo, prático pois é necessário apenas uma única linha para pegar uma imagem na WEB e utiliza-la em sua aplicação.

Imagem retirada de: https://square.github.io/picasso/

Como implementar a library picasso no seu projeto

A implementação da library é simples. Basta colocarmos o seguinte trecho em nosso gradle.

implementation 'com.squareup.picasso:picasso:(inserir a ultima versão)

Manipular imagens com o picasso

O picasso fornece diversas funções para customização do carregamento de imagens.

.load( ) – Recebe como parâmetro o link “URL” da imagem que você deseja pegar ou o id do drawable que você deseja implementar.

.into ( ) – Recebe como parâmetro o Id da view que a imagem será implementada

Picasso.get().load(R.drawable.landing_screen).into(imageView1);

.resize( ) – Recebe 2 parâmetros do tipo INT sendo eles a largura e altura da imagem. A library já faz o redimensionamento automático da imagem para cumprir esses tamanhos.

Picasso.get().load(R.drawable.landing_screen).into(imageView1).resize(50,50); 

.centerCrop( ) – Assim como o android:scaleType=”centerCrop”, ele centraliza e preenche a imagem para o tamanho total da view.

Picasso.get().load(R.drawable.landing_screen).into(imageView1).centerCrop();

.error( ) – É reservado para download e erro como recursos opcionais. Recebe como parâmetro o id do elemento drawable para o caso de erro.

Para desenvolvimento, você pode ativar o setIndicatorsEnabled(true) para verificar a fonte de sua imagem, já que o Picasso automatiza o processo de guardar imagens em cache, poupando consumo de dados e armazenamento.

• Sinalização com vermelho simboliza que a imagem foi recebida através da internet

• Sinalização com Azul simboliza que a imagem foi recebida através da armazenamento interno.

• Sinalização com Verde simboliza que a imagem foi recebida através da memória (Cache)

Conclusão:

Para que nossos aplicativos não usem informações locais ou até mesmo para não ficar estático, podemos utilizar diversas bibliotecas ou recursos para fazer requisições de informações da internet. Neste o picasso é uma biblioteca especifica apenas a parte da requisição e carregamento da imagem em um ImageView de forma simples e rápida.

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Fontes:

https://square.github.io/picasso/

https://www.satellasoft.com/?materia=carregar-imagem-usando-picasso-no-android-studio

http://square.github.io/